Só quem acabou de ficar noiva sabe como é ! Um misto de dúvidas, preocupações, ansiedade, alegria e medo tudo misturado. O famoso “turbilhão de sensações” é normal e acontece com 99% das noivas. Também pudera, são tantas coisas para escolher, organizar, planejar, pagar… Quando essas tarefas se misturam a cabeça realmente dá um nó.
O que eu posso dizer neste momento é… Mantenha a calma! Organizar um casamento não é uma tarefa impossível, basta ter paciência, pé no chão, um bom planejamento e contar com a ajuda certa.
O primeiro item a ser avaliado é o total de dinheiro disponível para gastar com a festa, mais conhecido como budget. Essa é a parte mais importante, pois é a partir daí que você saberá exatamente quanto gastar com cada fornecedor.
“Se não tiver pelo menos uma base de quanto podem gastar com cada item separadamente, pode parecer barato. Antes de começarem a organizar e pesquisar itens concretos estabeleçam um valor total que podem se permitir, depois um valor para cada fornecedor. Assim vocês não se perderão com custos individuais que, à primeira vista, parecem uma ótima.
Faça uma lista de todos os gastos fixos, incluindo dívidas de cartão e do quanto está guardado (se é que vocês pouparam para isso). Depois, definam um valor para gastar, pois assim evitarão que as contas saiam do planejamento. Isso evitará brigas futuras e um endividamento maior.
Lembrando que é apenas um valor simbólico para ajudar no planejamento. O total SEMPRE aumenta e é praticamente impossível não fugir do orçamento. Não pire, isso acontece com todos os casais que decidem se casar.
Lembre-se, bons fornecedores não estão disponíveis a todo momento, portanto pesquise, busque feedbacks e acima de tudo se oriente com teu cerimonialista sobre todos os possíveis contratos pois este profissional é o seu braco direito em toda essa trajetória lhe orientando sobre o que contratar e quando contratar.
A partir desses cuidados iniciais as chances de se obter bons resultados em contratos aumenta significantemente .